quinta-feira, 21 de julho de 2016

Legítima Defesa

LEGÍTIMA DEFESA
Como cristão posso me defender?
Como cristão posso defender minha família ou pessoas em perigo?

Não só posso, como devo!! Muitos cristãos acham que não podem se defender porque fazem uma má interpretação do Sermão do Monte. Por isso vale comentar os versículos abaixo.

Mat 5:9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
> Muita gente confunde ser pacificador com ser pacifista. São coisas bem diferentes! Pacifistas pensam que o uso da força sempre é ruim. Já a Bíblia ensina que o Estado detém a espada (polícia / exército) para proteger as pessoas (Rom 13). E ensina que uma mulher em risco de estupro deve ser defendida (Dt 22.27).

Mat 5:38 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mat 5:39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
> O texto acima refere-se a um tapa na cara que é uma forma conhecida de humilhação. Alguns observam que o texto fala da “face direita” o que sugere alguém que está batendo com o dorso da mão para humilhar. Seja com o dorso ou com a palma da mão é um ato de humilhação. Um tapa de humilhação é bem diferente de uma agressão contra a integridade física (ninguém precisa ficar passivo diante de uma agressão, coerção física ou abuso sexual).

Ofereça a outra face quando for humilhado! 
Defenda-se quando sua integridade física estiver ameaçada! [pelo menos nos casos em que for possível reagir]

Um cristão jamais deve agredir ou vingar-se (pois é um pacificador), mas ele pode defender-se e proteger aqueles que estão ameaçados (pois é um pacificador).

Para aprender mais sobre legítima defesa assista esse vídeo esclarecedor.

Nenhum comentário: