segunda-feira, 5 de março de 2018

PROFECIA SOBRE A SÍRIA

PROFECIA SOBRE A SÍRIA


Amados, pessoalmente não me parece que a guerra civil na Síria de hoje tenha relação com o conflito profetizado em Isaías 17. Mas ainda não sabemos o desfecho desse conflito.

Sabemos que em 732aC Damasco foi atacada e a maioria entende que esse foi o cumprimento da profecia.

Porém também sabemos que há profecias no AT que possuem duplo cumprimento. O exemplo mais clássico de profecia dupla é Isaias 7:14 que fala do filho de Isaías, mas teve seu pleno cumprimento em Jesus no NT:
  • Isaías 7:14 Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

  • Isaías 8:3 Então deitei-me com a profetisa, minha mulher, e ela engravidou e deu à luz um filho. E o Senhor me disse: "Dê-lhe o nome de Maher-Shalal-Hash-Baz.

  • Mateus 1:22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:
  • Mateus 1:23 "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco".


Só com o tempo poderemos saber se essa guerra na Síria cumpre alguma profecia bíblica.

Porém cabe dizer que:

1) Não se deve menosprezar um pastor ou teólogo por ter a opinião A ou B. Creio que as duas visões são possíveis. Devemos respeitar os que acham que Isaías17 está se cumprindo como também os que acham que não. 

2) Importante dizer que não faz sentido algum dizer que Deus tenha causado essa guerra. Há situações onde Deus avisa sobre acontecimentos futuros sem ser o causador do mesmo. Mesmo que Isaías 17 se refira ao conflito atual isso não significa que Deus causou essa guerra, mas apenas que alertou sobre ela.

3) Cuidado com os "profetas do caos"! Sempre que uma desgraça acontece alguém aparece para dizer que Deus estaria castigando determinada cidade por causa dos seus pecados. Isso não faz sentido no Novo Testamento visto que Jesus já pagou pelos pecados da humanidade na cruz. Estamos na Nova Aliança e Jesus veio "para proclamar o ano da bondade do Senhor" (Isaías 61:2) e ainda não chegou "o dia da vingança do nosso Deus". Somente quando chegar o último dia é que a ira de Deus se acenderá outra vez manifestando Sua justiça sobre todos.

Mais pontos de vista sobre o assunto:

Nenhum comentário: