terça-feira, 29 de abril de 2014

Conservadorismo

Onda Conservadora

Acesse meu blog para conhecer mais a fundo a visão cristã conservadora.

Se você é cristão é importante saber defender os valores conservadores.

Na hora de votar é importante você identificar candidatos conservadores.
Nem todo candidato evangélico é conservador.

Acesse e siga o blog Onda Conservadora:
http://ondaconservadora.blogspot.com.br/

História da Igreja

Nesse quadro vemos que Deus usou vários movimentos e grupos para resgatar verdades bíblicas esquecidas. A Reforma Protestante foi o ponta-pé inicial desse processo de restauração.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR:



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Arrogância Teológica

Arrogância Teológica

Para um cristão genuíno, a arrogância teológica só é possível quando você se isola totalmente de relacionamentos íntimos com membros da posição doutrinária que você critica. Se você passasse menos tempo assistindo as heresias do Diante do Trono e gastasse mais tempo servindo ao Senhor ao lado dos que acreditam nestas coisas, sua "defesa da verdade" seria mais graciosa e amorosa, pois você lembraria dos rostos que você acerta. Ao se isolar do diferente, você pensa que só ataca proposições intangíveis, quando você está lidando diretamente com filhos de Deus.  (Yago Martins)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Humildade em Falta

FALTA HUMILDADE A MUITOS JOVENS

Quero indicar dois posts que direta ou indiretamente abordam o tema da humildade que tem faltado a muitos jovens.

São 2 blogs reformados falando algo que também tenho percebido...



Testemunho no Titanic

DEIXEM AS MULHERES, AS CRIANÇAS, E OS DESCRENTES SUBIREM PRIMEIRO NOS BOTES SALVA-VIDAS.


"O pastor escocês John Harper e sua filha Nana, de seis anos de idade, estavam a bordo na noite fatídica em que morreram mais de mil e quinhentas pessoas que estavam a bordo do Titanic . Quatro anos antes, a esposa de Harper falecera e ele sabia que a menina ficaria órfã aos seis anos de idade. Mesmo assim, ele a embarcou em um dos botes salva-vidas e preferiu tentar ajudar os demais.

O motivo de sua viagem era pregar em uma das maiores igrejas dos Estados Unidos na época, Moody Church em Chicago. A igreja estava esperando por sua chegada, pois não somente ele pregaria uma série de mensagens, mas daria oficialmente a resposta que aceitaria pastorear a igreja nos EUA.

Harper era conhecido como um pregador envolvente e havia sido pastor de duas igrejas na Grã-bretanha, em Glasgow e Londres. Seu estilo de pregação era adequado para um evangelista como testemunham as palavras de um pastor amigo. “Ele era um pregador do ar livre acostumado a falar para grandes públicos… Ele possuía uma grande compreensão das verdades bíblicas que lhe permitam combater com sucesso todos os ataques à fé”.

Quando o Titanic bateu no iceberg, Harper, por ser viúvo poderia ter se juntado à filha, mas optou por dar àquelas pessoas mais uma chance de conhecer a Cristo. Há registros que Harper correu de pessoa em pessoa, contando apaixonadamente aos que estavam em pânico sobre a necessidade de aceitarem a Cristo.

Quando a água começou a afundar o navio, Harper foi ouvido gritando: “Deixem as mulheres, as crianças, e os descrentes subirem primeiro nos botes salva-vidas.” Ao ouvir um homem rejeitar seu apelo para que aceitasse Jesus, Harper deu-lhe o colete salva-vida que usava e disse: “você precisa disso mais do que eu.” Até o último momento que esteve a bordo do navio, Harper pediu que as pessoas entregassem suas vidas para Jesus.

Quatro anos após a tragédia, durante uma reunião um sobrevivente do Titanic, um sobrevivente contou como foi seu contato com Harper no meio das águas geladas do Atlântico.

Ele testemunhou que ele estava se agarrando em um pedaço dos detritos quando Harper nadou até ele, fazendo duas vezes o convite bíblico: “crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.” Ele disse que rejeitou a oferta na primeira vez.

No entanto, ao ouvir o apelo sendo repetido pelo pastor, sabendo dos quilômetros de água sob seus pés, aquele homem entregou sua vida a Cristo. Logo em seguida disse que viu Harper sucumbindo ao frio e afundando. Ele concluiu seu testemunho na reunião de sobreviventes simplesmente dizendo: “Eu sou o último convertido de John Harper”.

Sua filha, Nana, foi resgatada e mandada de volta à Escócia, onde cresceu, casou-se com um pastor, e dedicou toda a sua vida ao Senhor."

terça-feira, 8 de abril de 2014

Heresias Reformadas e Pentecostais

HERESIAS REFORMADAS E PENTECOSTAIS


É comum ouvirmos críticas contras as heresias e bobagens que se disseminam no meio pentecostal. Mas essa avalanche de críticas dá a falsa ilusão de que o 'meio reformado' é livre de tais mazelas.

Concordo que há muitos ventos de doutrina circulando em arraiais pentecostais. E como os pentecostais tem maior visibilidade (somos mais numerosos e ocupamos muitos espaços na TV) é mais fácil detectar as bobagens que rondam o pentecostalismo.

Em razão dessas mazelas visíveis hoje temos muitos jovens pentecostais abraçando a "fé reformada" numa tentativa de se distanciar das práticas e ensinos bizarros.

Porém, o que raramente se fala é que há muitas heresias e bobagens no meio reformado também. Só que são de outro tipo. E como os reformados são menos numerosos e tem menor presença na mídia os jovens custam a perceber essas mazelas. Os jovens pentecostais acabam seduzidos pela erudição reformada, que tira a atenção das mazelas existentes nesse meio.

E por fim, não poderia deixar de comentar que os blogs apologéticos são na maioria mantidos por cristãos reformados (inclusive pentecostais que abraçaram o calvinismo). Logo, as críticas nesses blogs voltam-se aos problemas do pentecostalismo e quase nada se fala sobre mazelas do meio reformado.

E vale dizer ainda que boa parte dos reformados tem abraçado a Teologia da Missão Integral (politicamente de esquerda) o que faz com que nutram um verdadeiro ódio pela Teologia da Prosperidade (politicamente inclinada à direita) que se espalhou no pentecostalismo.

[Obs.: Não curto nem a TMI e nem a TdP. Creio na TEOLOGIA DA MORDOMIA - SOMOS MORDOMOS! http://jesusamavoce.wordpress.com/2012/12/14/pobreza-prosperidade-e-o-caminho-do-vencedor-pr-aluizio-a-silva/ ]

Mas vamos retornar à questão dos ventos de doutrina. Observe que os pentecostais e reformados são inclinados a tipos diferentes de heresias:
  • Um pentecostal tende a se inclinar a modismos ligados ao Espírito Santo, Batalha Espiritual, Prosperidade, etc.
  • Um reformado tende a se inclinar a desvios mais ligados à erudição: Liberalismo Teológico, Tradicionalismo, Hipercalvinismo, Progressismo (em vez de Conservadorismo), Academicismo (anulando a oração), etc.

DETALHANDO AS MAZELAS REFORMADAS
Há centenas de pastores reformados que são liberais na teologia, duvidam do céu e inferno, duvidam dos milagres bíblicos, alguns apóiam bandeiras como aborto e casamento gay na igreja, ecumenismo (todos os caminhos levam a Deus), ordenação de pastores gays, outros são maçons, etc.
Por que citei esses casos?
Não me alegro em ver pessoas enveredando pelo caminho das heresias. Os casos que listei acima são públicos e conhecidos, e servem apenas para exemplificar o que estou afirmando aqui: pentecostais e reformados são inclinados a tipos diferentes de heresias.

Um ponto em comum que afeta pentecostais e reformados são os pastores-celebridade. Nesse ponto vemos que a fama é um tema delicado. Temos bons e maus exemplos de pregadores famososos tanto no meio pentecostal quanto no meio reformado. O caso do Driscoll mostra que nem todos conseguem lidar bem com a fama ou pelo menos não estão preparados pra ela.

Meu objetivo com esse post não é criar divisão. O corpo de Cristo é um só. O intuito aqui é mostrar que ambos (reformados e pentecostais) precisamos trilhar o caminho da humildade: "Quem está em pé cuide para que não caia".

É ingênuo pensar que apenas pentecostais tem mazelas a combater.
Todos precisamos estar vigilantes. Sem exceção.